GTS - Ementa

GRUPOS DE TRABALHO

GT 1 – EDUCAÇÃO, IMAGINÁRIO E RELIGIÃO

Coordenadora: Profª Dra. Eunice Simões Lins Gomes (Ciências das Religiões - UFPB)


EMENTA 

Este GT acolherá propostas de comunicação que reflitam sobre a relação entre educação, religião e imaginário com especial referência aos estudos no âmbito dos significados simbólicos das práticas e ideários religiosos e educacionais, da mitologia judaico-cristã, dos ritos religiosos, das construções teóricas do mito, da análise do discurso religioso, de textos sagrados antigos e livros-didáticos do ensino religioso. Essa discussão teórico-metodológica quer colaborar para a formação de mitólogos e de pesquisadores, além de contribuir com práticas religiosas e educativas mais simbólicas, criativas, críticas e poéticas, sensíveis ao trajeto antropológico do humano.




GT 2 – MITO, LITERATURA E SAGRADO 


Coordenadora: Profª Leyla Brito (Ciências das Religiões - UFPB)




EMENTA


Expressões do sagrado em textos literários. A relação da literatura com os conteúdos sagrados não se reduz ao cânone dos textos religiosos que fundamentam determinadas religiões. Também os textos ditos “profanos” acolhem componentes de sacralidade, num sentido mais amplo a que o termo “sagrado” se presta. Como nos orienta Rudolf Otto, a há uma tendência de se apreender o “sagrado” como um atributo moral perfeitamente bom, noção que possivelmente se constituiu de desenvolvimentos posteriores gerados pelas religiões. A natureza do sagrado, originalmente, apresenta aspectos inefáveis, inapreensíveis conceitualmente, que Otto tenta abordar a partir do termo numinoso, ou seja, algo que só poderá ser explicado como uma realidade irracional que se revela no sentimento de criatura que o homem apresenta diante da constatação de sua pequenez e impotência em relação a uma superioridade que lhe escapa, que é misteriosa e, por isso, apavorante (mysterium tremendum). Diante disso, esse GT aceita propostas que apresentem análises de textos expressivos de alguma faceta do sagrado, quer sejam textos literários pertencentes ao cânone religioso, quer sejam produções literárias “profanas”, produzidas nos mais diversos contextos históricos e culturais. 





GT 3 – ARTES E IMAGINÁRIO


Coordenadora: Jacqueline Alves Carolino - Mestre em Serviço Social e membro do Grupo de Pesquisa em arteterapia Educação e Artes Visuais – GPAEAV/Cnpq - UFPB


EMENTA 


Este Grupo se propõe a reunir pesquisadores para uma reflexão conjunta acerca da relação arte/imagem/imaginário. Partindo do pressuposto de que o individuo tem uma dimensão imaginária, um processo criativo e um potencial inerente a humanidade – criar, imaginar e viver são ações interligadas. As expressões artísticas seguem como uma intermediação entre a nossa consciência e a realidade da relação homem-mundo interior. Nesse sentido, as representações e o inconsciente se constroem através do imaginário, como uma maneira de aproximar indiretamente, a consciência e a realidade do indivíduo.